Caprinocultura de Corte

Cabrito.com.br

Boer - A Raça do Cabrito

Como criar caprinos Boer >>

Orientações básicas para a caprinocultura de corte​

Existem várias considerações importantes para se iniciar uma criação de caprinos Boer, entre elas:

 

  • Objetivo da criação: lazer, subsistência, venda de reprodutores, ou venda de animais para abate;

  • Tamanho da propriedade e escala de produção;

  • Região geográfica: clima, vegetação, solo etc.;

  • Existência de instalações ociosas na propriedade;

  • Mão-de-obra disponível: própria ou de funcionários;

  • Disponibilidade de assistência técnica (veterinário, zootecnista, agrônomo).

 

Nesta página vamos apresentar algumas fontes de informação úteis para quem quer iniciar a criação. Porém, é importante lembrar que cada criação tem suas necessidades particulares, e a melhor maneira de gerenciá-la será definida a partir da experiência do próprio criador, do técnico e funcionários responsáveis, valendo-se das orientações produzidas pelas instituições de pesquisa e ensino.

Manual de Criação de Caprinos e Ovinos da Codevasf​

Este manual foi produzido pela Codevasf - Cia. de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - para ajudar o profissional e o produtor rural com técnicas de baixo custo de produção desenvolvidas no Centro de Capacitação em Bases Tecnológicas do Semiárido – Cebatsa, Embora não seja específico para caprinocultura de corte, o trabalho é completo e bem ilustrado. Clique na imagem ao lado para baixar o arquivo.

Cartilhas de Criação de Caprinos e Ovinos da Embrapa

 

Este documento produzido pela Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - aborda de forma simples e objetiva os principais assuntos ligados à criação de caprinos e ovinos, com foco no pequeno produtor. 

 

O outro link da Embrapa leva para a unidade de caprinos e ovinos da empresa, na qual é apresentado o "Sistema de Produção de Caprinos e Ovinos de Corte para o Nordeste Brasileiro". Clique ao lado e confira.

Programa Técnica Rural do Canal Rural

 

Nos dois blocos de vídeo ao lado, produzidos pelo Canal Rural, podemos encontrar algumas dicas de manejo e instalações específicas para caprinos. Uma delas, por exemplo, é que os caprinos têm hábitos alimentares diferentes dos ovinos. Em vez de pastar somente de cabeça baixa, buscando as gramíneas, os caprinos buscam frequentemente as folhas largas dos arbustos, e muitas vezes comem de pé, apoiados sobre as patas traseiras. Então as instalações são adaptadas a esse hábito, fazendo com que os animais comam em cochos suspensos, e com isso deixando os cochos mais limpos e diminuindo a reinfestação de parasitas.

 

Outro ponto interessante é que o programa mostra um criatório na região Sul do Brasil, e portanto com condições de clima bem diversas das do Semi-Árido nordestino. Nessas condições, a preocupação com o controle da umidade deve ser maior, a fim de evitar problemas como a coccidiose, que costuma predudicar os animais mais jovens. Por isso mesmo os apriscos devem ter seu eixo maior orientado na direção norte-sul (ao contrário da recomendação para o Nordeste), para que a insolação dentro da instalação durante o dia seja máxima e a incidência do vento vindo do sul seja minimizada com um bom fechamento da face sul.

Caprinocultura - Silvio Dória A. Ribeiro

Neste excelente livro, o prof. Silvio Dória de Almeida Ribeiro apresenta a criação de caprinos de forma racional e tecnicamente embasada, abordando os seguintes temas:

  • Escolha e avaliação dos animais

  • Principais raças no Brasil

  • Alimentos e alimentação

  • Manejo sanitário

  • Doenças

  • Pequenas intervenções

Caprinos - 500 Perguntas e 500 Respostas

 

​"O livro Caprinos - 500 Perguntas e 500 Respostas atende uma demanda de perguntas feitas por produtores e técnicos da área. As respostas são baseadas nos resultados de pesquisas realizadas pela Embrapa Meio-Norte em parceria com a Embrapa Caprinos, nas diversas áreas dessa atividade. Neste trabalho são explorados temas como raças nativas e exóticas, instalações, manejo e melhoramento genético, os meios para tornar a caprinocultura um negócio rentável e competitivo. A obra faz ainda uma divulgação das novas tecnologias, geradas para ajudar no crescimento da caprinocultura, tornando os sistemas de produção mais eficientes." - Fonte: Embrapa